Uma nova era para a Engenharia Brasileira começa agora!
Estabelecer fóruns de discussão regional para captar necessidades específicas de cada estado, junto às regionais e de forma livre para os profissionais vinculados.
Criar um comitê consultivo com representantes de diferentes especialidades da Engenharia para orientar decisões estratégicas no sentido de viabilizar a unificação e a integração da categoria ganhando espaço e respeitabilidade.
Implementar uma plataforma digital inteligente auto recuperável para o registro e gerenciamento de informações profissionais, agilizando processos e otimizando a comunicação entre o CONFEA e os profissionais, através dos Conselhos Regionais, bem como para fornecer recursos de aprendizado interativo sobre a profissão e seus aspectos legais e de atuação.
Incentivar o uso de ferramentas de inteligência artificial, via plataforma digital, para auxiliar na análise e verificação de documentações e na agilização de processos administrativos.
Incentivar programas de mentorias entre profissionais experientes e jovens engenheiros, para gerar ambiente de transição horizontal e vertical de carreiras dentro do sistema.
Estabelecer parcerias com empresas para oferecer descontos e autodesenvolvimento em cursos de capacitação e atualização, além de buscar meios de conceder incentivos fiscais para empresas e instituições que investem na capacitação contínua e de seus Engenheiros.
Fornecer relatórios financeiros detalhados para consulta pública, de forma acessível e transparente para os profissionais e a sociedade em geral, sobre a gestão do sistema CREAs/CONFEA.
Realizar audiências públicas virtuais para prestar contas sobre as atividades do CONFEA e receber feedback da comunidade, além de realizar auditorias independentes periodicamente para garantir a integridade financeira e do CONFEA e dos Conselhos Regionais.
Estabelecer um grupo de trabalho contínuo e permanente para monitorar legislações e políticas que regulam a Engenharia e ações de articulação eficazes e participar ativamente de discussões políticas e regulatórias relacionadas à Engenharia para garantir a proteção dos interesses dos profissionais, fomentar e garantir as mudanças propostas.
Fomentar parcerias com instituições acadêmicas, empresas e órgãos governamentais para fortalecer a voz do CONFEA promovendo eventos conjuntos e projetos de pesquisa alinhados aos objetivos disruptivos da proposta.
Criar um programa de certificação de qualidade para cursos de Engenharia, tanto na formação quanto na qualificação continuada, em parceria com instituições de ensino e construir ambiente político para a remodelagem da carreira da Engenharia como categoria única e exclusiva do CONFEA.
Lançar um portal online com cursos de capacitação gratuitos e acessíveis para todos os engenheiros registrados, como estratégia de unificação e integração da categoria.
Criar grupos de trabalho para envolver ativamente os profissionais em diferentes áreas de atuação, permitindo que contribuam com suas experiências e conhecimentos, permitindo um ambiente colaborativo e corporativo.
Organizar eventos, palestras e workshops que abordem temas relevantes para os engenheiros, atraindo a participação da base, sendo útil e importante para o profissional vinculado, dando lhe salvaguarda moral e sendo um agente disciplinador, não cerceador, e regulador ético perante a sociedade e os pares.
Modernizar a comunicação do CONFEA, com redes sociais, podcasts e newsletters e oferecendo suporte para o alinhamento dos Conselhos Regionais à nova postura – tornar-se parte da solução para a disruptiva mudança do sistema.
Estabelecer um plano estratégico de médio e longo prazo para se adaptar às mudanças na Engenharia e na sociedade, dentro da visão de uma Engenharia Unida e Integrada: Renovada, Transparente e Valorizada.